Por que fazer a gestão patrimonial da sua empresa?

É quase impossível falar em gestão sem remeter aos patrimônios de uma empresa ou pessoa física. Por isso, muitos gestores de empreendimentos estão realizando a gestão patrimonial como recurso para melhorar a administração de seus negócios. Fazer esta gestão é primordial para que ocorra, além do cumprimento da lei, a evolução e crescimento no mercado.

Mas o que é gestão patrimonial? Podemos nos referir o patrimônio em três pilares empresariais: bens, direitos e obrigações. Classificaremos o primeiro como os bens móveis, imóveis, tangíveis e intangíveis, entre outros. Já os direitos remetem-se aos acordos comerciais realizados pela instituição, como as vendas, valores recebidos e etc. Por fim, porém não menos importante, as obrigações estão relacionadas as “despesas” das empresas. Por exemplo, a folha de pagamento de funcionários, quitação de fornecedores e credores, entre outras atividades financeiras.

Quando a empresa deixa de realizar a gestão patrimonial significa que a administração não trabalha com as três frentes alinhadas. Não ter o controle financeiro da organização pode acarretar diversos danos, como investimentos desnecessários, encargos exagerados e perda de ganho monetário.

A gestão patrimonial irá auxiliar a administração a reestruturar o financeiro da empresa e controlar a relação entre os bens, direitos e obrigações. Possibilitando organizar a saúde financeira da instituição, analisar as movimentações em ascensão, facilidade para cortar possíveis gastos supérfluos e desempenhar um balanço para manter os investimentos e as necessidades reais da empresa em dia.

Mesmo que inúmeros empresários enxerguem a gestão patrimonial como algo obrigatório, é extremamente importante que a empresa realize periodicamente esta função dentro da instituição para que o crescimento dentro e fora do mercado financeiro permaneça ativo e gerando frutos positivos atualmente e futuramente.

Lembrando também que, caso a empresa deixe de realizar o Controle Patrimonial, o risco de encargos financeiros indesejados e desordem na gestão empresarial e monetária pode se tornar parte da rotina e ocasionar problemas futuros.

Desta forma, e para escapar de dores de cabeça, escolha seu sistema de gestão, faça um inventário, realize as avalições de ativos e vida útil da empresa, mantenha atualizado os valores dos bens e crie o hábito de verificar frequentemente a sua gestão patrimonial. É necessário frisar que em caso de dúvidas, procure um advogado para auxiliá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.